A versão final do Opera 11.60 finalmente foi liberada pela empresa desenvolvedora, trazendo diversas melhorias para o usuário final. Melhor estabilidade e compatibilidade com mais recursos do HTML5 e CSS3 são alguns avanços obtidos desde o lançamento da fase Beta do navegador.
Quem gostou do Opera Mail pode se preparar para ver o recurso ainda melhor, com interface remodelada e novos recursos para tornar a leitura das mensagens mais confortável e prática. O Opera 11.60 também recebeu um codinome, e agora também pode ser chamado de “Tunny”.
Melhorias importantes
Opera Mail
Se você costuma ver seu email frequentemente e adota o Opera como navegador-padrão, usar o cliente de email pode ser uma boa ideia, ainda mais agora que o visual do recurso foi remodelado, exibindo as lista de mensagens não lidas à esquerda da tela e o conteúdo do email propriamente dito à direita.
Outra funcionalidade legal do Opera Mail é que ele agrupa as mensagens por data automaticamente. Você também pode configurar para que o navegador separe os emails por lido/não lido ou para simplesmente listar os itens, sem categorizar nada.
Para ficar mais fácil de encontrar um email importante em meio às centenas de mensagens armazenadas na caixa de entrada, você pode utilizar o recurso de “Pin” (fixar). Isso pode ser feito com apenas um clique do mouse.
O interessante é que as marcações feitas no Opera Mail são repassadas para o servidor de email original. Ou seja, se você fixar marcar uma mensagem pelo leitor do navegador, ela será exibida com uma estrela no Gmail, por exemplo.
Renderização e favoritos
O Opera 11.60 conta agora com Opera Presto 2.10, uma engine de layout superdinâmica, a qual permite que apenas algumas partes de uma página sejam recarregadas, sem afetar o restante do conteúdo em exibição.
O menu colocado na barra de endereços facilita bastante na hora marcar um site para favorito. Além disso, criar uma entrada para o Speed Dial é bem rápida, permitindo que você adicione qualquer portal ao acesso rápido do navegador com apenas um clique.
Senhas sincronizadas
O Opera já era capaz de sincronizar os seus favoritos e configurações do navegador. Entretanto, agora ele também é capaz de importar o conteúdo referente às suas senhas gravadas. Ou seja, você pode ter acesso a elas em outros computadores, mas contando com a segurança oferecida pelo Opera Link.
No entanto, vale lembrar que, para garantir que os seus dados não sejam abertos por pessoas indesejadas, é necessário sempre manter o Opera Link com uma senha forte. Assim, ele vai proporcionar a comodidade de sincronização dos seus dados, mas somente ao seu alcance.
Também merecem destaque
Atualizações externas
Outra novidade da versão 11 do Opera é que a atualização extensões (e até mesmo do Opera Unite) é automática. Ou seja, todos os itens que você insere no Opera estão constantemente atualizados, sem que você precise fazer isso manualmente. Além disso, a lista de extensões disponíveis segue aumentando.
Atualização e instalação de plugins
O Opera 11.60 é capaz detectar se algum dos plugins presentes no navegador está com problemas e tenta resolvê-los. Além disso, ele auxilia o usuário no processo de instalação, que ocorre em apenas alguns poucos cliques e sem a necessidade de reiniciar o navegador, como normalmente acontece com os browsers.
Novas tecnologias não serão problema
A nova atualização do Opera cumpriu o que prometeu em relação ao suporte para novas tecnologias, como HTML5, CSS3 e CSS4. Se depender do Opera, tais padrões não serão problema. A principal melhoria está no carregamento de vídeos que fazem uso desses novos recursos, contando agora conta com buffer e pré-carregamento melhores.
Geolocalização
O Opera está cada vez melhor no quesito geolocalização. A tecnologia permite que sites saibam sua localização e, a partir daí, deixem sua navegação mais prática. Exemplo disso são resultados de busca mais relevantes, filtrados automaticamente para oferecer as respostas mais próximas. O legal é que o Opera 11.60 não abre mão da segurança do usuário, deixando que você escolha quando a ferramenta de localização será utilizada ou não.
Widgets
Em vez de complementos (como o Firefox), o Opera 11.60 traz uma série de widgets, que vão desde clientes para redes sociais (Twitter, por exemplo) até jogos e utilitários para baixar vídeos. Eles funcionam como um aplicativo à parte dentro do navegador.
Para acompanhar o browser, vários widgets foram atualizados e melhorados, trazendo novas funcionalidades e interface que melhor condizem com o Opera. Os miniaplicativos continuam funcionando externa e independentemente do navegador.
Antes de instalar o " Opera " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.
nossa opinião
Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Opera e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele
A versão final do Opera 11.60 mostrou-se extremamente estável e muito mais rápida nos processos de instalação e carregamento das páginas. Os novos recursos e as melhorias inseridas no navegador o tornam muito mais competitivo, assustando um pouco os concorrentes.
A adição de recursos do HTML5, CSS3 e CSS4 melhora bastante a exibição do conteúdo presente em vários sites, principalmente naqueles que utilizam essas novas tecnologias para a exibição de vídeos.
O novo visual do Opera Mail representa muito mais praticidade para o usuário, visto que navegar e visualizar as mensagens ficou bem mais simples. A funcionalidade de agrupamento de emails ajuda a manter tudo bem mais organizado, o que faz com que você gaste menos tempo localizando o que deseja.
Engana-se quem pensa que todas essas novas funcionalidades fizeram com que o desempenho do Opera fosse prejudicado. A velocidade de navegação e o acesso às ferramentas estão ainda melhores, mesmo com vários widgets sendo executados ao mesmo tempo. Os concorrentes que se cuidem, pois o Opera 11.60 está vindo com tudo.
0 comentários:
Postar um comentário