O Universal USB Installer é um cliente criado para facilitar a criação de pendrives dotados de alguma distribuição do sistema operacional Linux. Com ele, em poucos cliques, qualquer pessoa pode baixar a sua distribuição favorita e instalá-la para funcionar direto na memória USB.
O Linux vem ganhando espaço no mercado aos poucos, porém constantemente. Através de esforços de empresas como Canonical – mantenedora do Ubuntu – e Google, que pretende lançar em breve o Chrome OS, os sistemas operacionais de código livre já são uma realidade e se mostram como alternativas viáveis ao caro Windows ou o restrito Mac OS.
Some a isso que as distribuições Linux são gratuitas, e o cenário torna-se ainda mais interessante para o sistema operacional de código aberto. Pequenas empresas, indivíduos e até mesmo governos utilizam o Linux como base de funcionamento de seus computadores.
Imagine então baixar e instalar a mesma distribuição em cada máquina utilizada em um departamento governamental ou corporativo? O tempo de transferência dessa quantidade de dados – entre 600 e 800 MB em cada computador – pode ser um problema tanto.
Apesar da maioria dos mantenedores fornecer CDs de instalação a preços acessíveis – muitas vezes compostos apenas pelo valor da mídia e do envio – ainda é mais prático, em muitos casos, utilizar um Live USB como os que podem ser criados com o Universal USB Installer.
Criando um Live USB
O Universal USB Installer dispensa instalação e sua utilização é bastante simples, dependendo de apenas quatro passos para instalar uma distribuição Linux em um pendrive.
O primeiro passo a ser tomado é escolher qual das muitas variedades de Linux você quer utilizar. Na lista de seleção do aplicativo, além das mais recentes versões do Ubuntu – incluindo os ambientes GNOME, KDE (Kubuntu) e XFCE (Xubuntu) – e outras distribuições conhecidas como o Jolicloud, Arch Linux, Linux Mint, Gentoo e SLAX.
Assim que a distribuição desejada for selecionada, você pode escolher fazer o download a partir do próprio Universal USB Installer. Para isso, basta marcar a caixa ao lado da lista de seleção e seu navegador iniciará, automaticamente, a transferência.
Persistir sempre?
Depois de terminado o download, basta escolher o pendrive que receberá o Linux e decidir – na lista de seleção do “step 4” (passo 4) – se você quer ou não persistência no seu Live USB.
Persistir sempre?
Depois de terminado o download, basta escolher o pendrive que receberá o Linux e decidir – na lista de seleção do “step 4” (passo 4) – se você quer ou não persistência no seu Live USB.
Caso ativa, a persistência permite que aplicativos e configurações sejam guardados mesmo quando o pendrive é removido do computador, transformando-o em um sistema operacional de bolso.
0 comentários:
Postar um comentário