Sistemas utilizando gado europeu puro especializado podem apresentar bom desempenho em determinadas regiões tropicais. Contudo, os animais são mais exigentes em manejo, principalmente em quesitos como alimentação e cuidados sanitários. Desde que isso seja satisfatório e econômico, pode ser viável e recomendável a utilização de sistemas de produção com gado europeu especializado para produzir leite.
O cruzamento, que gera animais meio sangue, tem sido amplamente utilizado como método para melhorar o desempenho geral, econômico, produtivo, reprodutivo e adaptativo em ambientes tropicais e subtropicais. Uma das finalidades da sua utilização é reunir em um só animal as características desejáveis de duas ou mais raças, como a rusticidade das raças zebuínas ou nativas, e o maior potencial de produção das raças europeias, consideradas exóticas.
O curso “Vacas Meio Sangue para Produção de Leite”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, mostra detalhadamente como implantar esse sistema inovador, que utiliza animais meio sangue. A coordenação técnica do curso ficou a cargo do Dr. Rui da Silva Verneque, especialista em genética e melhoramento e Dr. José Henrique Bruschi, especialista em reprodução, ambos pesquisadores da Embrapa Gado de Leite.
0 comentários:
Postar um comentário